Toffoli: ‘Bolsonaro mantém diálogo muito aberto com STF e comigo’
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, elogiou, nesta quinta-feira (26), a postura do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em relação à instituição.
Em entrevista à jornalista Vera Magalhães, da Jovem Pan, ele afirmou que o chefe do Executivo mantém um diálogo “muito aberto” com o STF e minimizou suas falas mais polêmicas.
“Na questão de manifestações públicas, você tem que entender também a figura política [de Bolsonaro]: ele fala para uma base, fala para um eleitor”, afirmou Toffoli. “Evidentemente que ele também tem que pensar no País como um todo, então muitas vezes ele tem que saber separar um posicionamento específico do que realmente ocorre. O que realmente ocorre é que ele tem mantido, tanto ele como sua equipe, seus ministros, um diálogo muito aberto tanto com o STF quanto comigo.”
Questionado sobre possíveis traços autoritários de Bolsonaro e se o presidente teria um “desapego da democracia”, Toffoli disse não enxergar nada disso na relação que mantém com o presidente. “Eu tenho tido uma boa relação e ele tem até me consultado”, afirmou. “Então ele tem um dialogo, uma respeitabilidade, eu vejo no presidente uma pessoa que dialoga.”
Para o ministro, o presidente tem se saído bem no início de sua gestão. “Em todo início de governo, o Executivo é colocado em teste. As pessoas querem saber se o presidente tem pulso ou não. Quando o Fernando Henrique Cardoso assumiu, se dizia que quem governava era Antônio Carlos Magalhães, quando Lula assumiu era Palocci, era Zé Dirceu. Todo governo passa por um momento de turbulência, e isso faz paste de testes iniciais de nova legislatura, novo Congresso, novo governo. Eu penso que, nesse período, o presidente afirmou a sua autoridade, a legitimidade de 57 milhões de votos”, finalizou.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.