Toffoli é eleito presidente da Segunda Turma do STF

  • Por Agência Brasil
  • 19/05/2015 18h40
BRASÍLIA, DF, 16.05.2014: ELEIÇÕES-TSE - O ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, fala sobre as eleições de 2014. (Foto: Alan Marques/Folhapress) Folhapress Dias Toffoli afirmou que seu objetivo é impedir o abuso e o uso da máquina administrativa

O ministro Dias Toffoli foi eleito hoje (19), por unanimidade, novo presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Toffoli assumirá a vaga do ministro Teori Zavascki, que terminou seu mandato de um ano no comando do colegiado. Zavascki continua na turma que julgará os processos da Operação Lava Jato.

A votação foi simbólica e o resultado previsto, porque o regimento interno da Corte prevê que a presidência é exercita em forma de rodízio, com prioridade a membros que ainda não ocuparam o cargo.

Em março, Toffoli transferiu-se para Segunda Turma. Na ocasião, os ministros que compõem o colegiado decidiram convocar um integrante da Primeira Turma para ocupar a vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado.

A transferência foi feita porque a presidente Dilma Rousseff não havia indicado o jurista Luiz Edson Fachin para o lugar de Barbosa no tribunal. A indicação de Fachin será votada nesta noite pelo plenário do Senado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.