Toffoli se reúne com diretor da Vale para discutir situação de Brumadinho
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, deve se reunir nesta quarta-feira (6) com o diretor jurídico da Vale, Alexandre D’Ambrosio, e com Sergio Bermudes, advogado da empresa, para tratar do rompimento de barragem em Brumadinho (MG). O encontro está marcado para 18h30, no gabinete do ministro, em Brasília.
Esta é a primeira vez que a agenda de Toffoli informa uma audiência com representantes da mineradora desde a tragédia que aconteceu em 25 de janeiro, deixando 150 mortos e 182 desaparecidos até a tarde desta quarta, segundo a Defesa Civil. Em razão do rompimento, a Vale já teve mais de R$ 12 bilhões bloqueados por decisões judiciais.
Semana passada, o ministro e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, assinaram portaria conjunta para criar um observatório para que membros do sistema judiciário possam acompanhar e acelerar medidas em grandes tragédias como a de Brumadinho, de Mariana (MG) e até mesmo do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria (RS).
O grupo ficará responsável, entre outras atividades, por monitorar o andamento de ações judiciais e medidas extrajudiciais nesses casos de grande repercussão, promover levantamento estatístico sobre as sanções impostas e propor estratégias para dar maior rapidez à análise dos processos e deve integrar todas as esferas do sistema de justiça.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.