Transporte coletivo do RJ adota providências para conter coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2020 13h12
EFE/EPA/MATTEO CORNER A man wearing a protective mask travels on the Milan's metro, Italy, 25 February 2020. Italian authorities say that there more than 300 confirmed cases of COVID-19 disease were registered in the country, with at least ten deaths. Precautionary measures and ordinances to tackle the spreading of the deadly virus included the closure of schools, gyms, museums and cinemas in the affected areas. (Cine, Italia) EFE/EPA/MATTEO CORNER Representantes de empresas farão uma reunião nesta sexta-feira (13) com o governo do estado para definir as ações

Com o início da transmissão local do Covid-19 no Rio de Janeiro, anunciada na quarta-feira (11), e a entrada do plano de contingência, os meios de transporte coletivo da cidade e intermunicipais tomam providências para evitar o contágio em terminais e vagões onde há grande circulação de muitas pessoas.

Representantes das empresas de ônibus intermunicipais e interestaduais que operam no Terminal Rodoviário Novo Rio farão uma reunião nesta sexta-feira (13) com o governo do estado para definir as ações. O terminal já disponibilizou álcool gel nas entradas, saídas, sanitários e praça de alimentação e está veiculando campanhas educativas nas TVs espalhadas pelo terminal.

O MetrôRio informa que segue as normas e recomendações do Ministério da Saúde e apoia ações de outros órgãos de saúde. “A concessionária vem monitorando a situação e está veiculando campanhas educativas a fim de orientar os passageiros e colaboradores” além de reforçar a limpeza nos trens e estações.

O VLT Carioca informa que vai liberar automaticamente a abertura das portas para que os usuários não precisem tocar no botão, como ocorre atualmente. A concessionária também intensificou as ações diárias de limpeza, fará a limpeza nos aparelhos de ar-condicionado com mais frequência e distribui frascos de álcool gel para os fiscais.

Já a SuperVia, que opera o sistema metropolitano de trens, instaurou um comitê interno para planejar e implementar as ações para mitigar os riscos de contaminação. A concessionária está elaborando material informativo e terá equipes especiais para fazer a desinfecção interna dos trens.

No sistema de barcas, a concessionária CCR disponibilizou dispensers com álcool gel 70% nas estações e iniciou campanha educativa sobre a prevenção do novo vírus. O Departamento Médico da empresa está treinando os funcionários.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou na quinta-feira (12) que a situação no país ainda não é de epidemia. Entretanto, a recomendação é redobrar os cuidados de higiene, manter a etiqueta respiratória e evitar aglomerações e ambientes não ventilados.

*Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.