Três adolescentes são apreendidos por planejar ataque em escola no interior de São Paulo

Além dos jovens, a polícia apreendeu duas armas, 15 bisturis, um silenciador e um celular com mensagens sobre ataques em ambientes escolares

  • Por Jovem Pan
  • 11/03/2020 17h06 - Atualizado em 11/03/2020 17h07
Reprodução/Pixabay Homem aponta arma de fogo Número de mortes violentas intencionais agrega as vítimas de homicídio doloso (incluindo feminicídios e policiais assassinados), roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e as mortes decorrentes de intervenções policiais

Policiais civis e militares apreenderam nesta quarta-feira (11) três adolescentes suspeitos de planejar atacar uma escola na cidade de Avaré, no interior de São Paulo.

Os agentes ainda encontraram uma arma de fogo calibre 22, com silenciador, uma arma de pressão, um simulacro de pistola, munição calibre 38, dois canivetes, uma faca, 15 lâminas de bisturi e celulares com mensagens alusivas a ataques ocorridos em ambiente escolar na casa dos adolescentes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), os jovens estavam sendo monitorados pelo Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar, após denúncias e a identificação de postagens em redes sociais, além de informações com ameaças a estudantes e profissionais da educação.

Segundo a SSP, o caso foi registrado na Delegacia Seccional de Avaré, e o Conselho Tutelar foi acionado. Os menores foram encaminhados para a Vara da Infância e Juventude com pedido de apreensão.

“O pai de um adolescente foi preso por posse irregular de arma de fogo e aguarda audiência de custódia. As investigações prosseguem para elucidar os fatos”, informa a SSP.

A operação dos órgãos de segurança do Estado acontece há dois dias do massacre de Suzano completar um ano. Em 13 de março de 2019, dois adolescentes entraram com armas na Escola Estadual Raul Brasil e dispararam contra funcionários e alunos – o ataque terminou com 10 mortes.

Segurança

O governo do Estado de São Paulo lançou o programa Escola Mais Segura, um pacote de medidas para reforçar a segurança em unidades de ensino estaduais por meio da Polícia Militar.

Uma das medidas foi a criação do Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec), cujo objetivo é contribuir para o planejamento das estratégias de segurança tanto nas sedes administrativas quanto nas unidades escolares, em parceria com a SSP.

Também foi feita a integração entre as câmeras de segurança das escolas da rede estadual com o Centro de Operações Integradas (COI), que reúne outros setores como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.