Uma em cada três escolas urbanas tem um computador para cada 40 alunos

É o que mostra pesquisa TIC Educação 2018, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil

  • Por Nicole Fusco
  • 24/07/2019 06h55 - Atualizado em 24/07/2019 11h26
Reprodução Reprodução Segundo a pesquisa TIC Educação 2018, 33% das escolas urbanas brasileiras têm mais de 40 alunos por computador

Ainda faltam computadores nas escolas urbanas brasileiras. É o que mostra pesquisa TIC Educação 2018, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Segundo o levantamento, um em cada três colégios tem mais de 40 alunos por computador. Embora esse percentual seja maior nas escolas públicas, as particulares não possuem uma infraestrutura muito superior: enquanto essa situação é encontrada em 34% das públicas, nas privadas é de 29%.

Outro dado da TIC Educação ressalta esse déficit tecnológico. De acordo com a pesquisa, 49% das escolas urbanas têm apenas até cinco computadores para uso pedagógico. Têm entre 6 e 15 computadores 22% dos colégios que responderma à pesquisa.

Para a coordenadora da pesquisa, Daniela Costa, essa deficiência de tecnologia limita as atividades pedagógicas. “É um número baixo ainda para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. Se a gente imaginar, uma turma de alunos tem no mínimo 30 alunos numa sala”, explicou ela. “Para que um professor consiga levar os alunos para um laboratório de informática, que tenha um computador por aluno, as atividades realizadas pelos professores se tornam mais complexas”, afirmou.

Costa conclui dizendo que, esse cenário “limita as atividades que os professores realizam e as habilidades que os alunos desenvolvem”.

O coordenador de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Gabriel Corrêa, também afirma que o número de computadores influência no uso da tecnologia. “Para a tecnologia ser bem utilizada dentro das escolas, é preciso que a gente garanta a infraestrutura tecnológica necessária — ou seja, a internet e computadores –, é preciso que o conteúdo trabalhado seja muito bem feito e que os professores estejam bem preparados, para poderem utilizar a tecnologia da melhor forma possível com seus alunos”, explicou.

A TIC Educação 2018 foi realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil entre agosto e dezembro do ano passado. Foram ouvidas 979 diretores de escolas urbanas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.