Venezuela nega responsabilidade por óleo que atinge praias do Brasil
O governo do ditador Nicolás Maduro negou nesta quinta-feira (10) que a Venezuela tenha relação com o óleo encontrado em ao menos 139 praias do Nordeste brasileiro. O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, chegou a levantar suspeitas sobre um “navio estrangeiro”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro declarou ter “quase certeza” que o petróleo tem origem em um “ato criminoso”.
Em comunicado à imprensa, a estatal Petróleos de Venezuela S. A. (PDVSA) declarou “rechaçar categoricamente” as suspeitas, que chamou que “infundadas”. “Não existe evidência alguma de derrame de óleo cru dos campos petroleiros da Venezuela que pudessem haver gerado danos no ecossistema marinho do País vizinho”, diz o texto.
A estatal disse ainda não ter recebido relato de clientes ou filiais sobre uma possível desagregação ou derrame nas proximidades da costa do Brasil. Ela apontou também que as instalações de petróleo do País ficam a cerca de 6.650 quilômetros do litoral brasileiro.
O comunicado reiterou o “compromisso” ambiental do governo venezuelano e condenou o que chama de “afirmações tendenciosas que pretendem aprofundar as ações unilaterais de agressão e bloqueio” ao país.
*Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Brasil
Serra do Rio Grande do Sul registra neve e temperatura próxima de 0°C
Pelo menos duas cidades dos Campos de Cima da Serra, no nordeste do estado gaúcho, registraram neve neste domingo (6)
- Após incêndio, Ceagesp busca alternativas para manter operação em pavilhão de frutas Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Confira dicas para acompanhar o Desfile de 7 de Setembro em Brasília Agência Brasil · há 6 horas
- Unicef: 15 milhões de crianças foram expostas a conteúdo sexual online Agência Brasil · há 8 horas
- Incêndio atinge galpão da Ceagesp em São Paulo e mobiliza 16 viaturas Jovem Pan · há 14 horas