Zema tem cidadania italiana cassada após operação contra fraudes

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2019 16h08
Gil Leonardi/Imprensa MG O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teve o passaporte italiano cassado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teve a cidadania italiana cassada pelo governo da Itália após uma operação contra fraudes que prendeu sete brasileiros no país, em março. De acordo com o jornal O Tempo, o político está em uma lista de mais de 800 pessoas que perderam o passaporte.

Zema e os brasileiros que tiveram os passaportes cassados são acusados de terem pago ao grupo preso na operação para obter a cidadania italiana de maneira ilegal. Segundo a polícia da Itália, a quadrilha subornava cartórios, policiais e servidores públicos. Para isso, era cobrada uma quantia de até R$ 30 mil.

Na lista de pessoas que tiveram a cidadania italiana cassada, estão juízes, promotores e até um jogador de futebol que morreu no acidente com o avião da Chapecoense, em 2016, além do governador mineiro. Todos eles podem responder por corrupção ativa e falsidade ideológica na Itália.

As acusações contra Romeu Zema não são novas. Em fevereiro de 2018, quando ele sequer havia começado a campanha pelo governo de Minas Gerais, o empresário teve a cidadania cancelada pelos mesmo motivos. Bisneto de italianos, Zema declarou na época que contratou uma empresa de advocacia para fazer os trâmites da cidadania para ele e não tinha conhecimento da suposta fraude.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.