Brasileiro dirigirá Organização de estados íbero-americanos para educação
Cidade do México, 27 ago (EFE).- A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura, designou nesta terça-feira o brasileiro Paulo Speller para o cargo de secretário-geral do órgão para o período 2015-2018.
Na XII Assembleia Ordinária, realizada hoje na Cidade do México, a nomeação de Speller foi aprovada de maneira unânime em substituição ao espanhol Álvaro Marchesi, que ficou no cargo por oito anos.
Speller agradeceu a escolha e disse que um de seus objetivos centrais será fortalecer a “valorização da profissão docente” e garantir que os melhores alunos de bacharelado se dediquem a trabalhar na educação.
Também foi designado o secretário mexicano de Educação, Emilio Chuayffet, como presidente do conselho diretor da OEI para o mesmo período e seu país como sede da próxima Assembleia Geral em 2018.
De manhã Chuayffet, como anfitrião da XII Assembleia, afirmou que a OEI é um órgão que permite projetar a diversidade, a força e a unidade dos povos latino-americanos, para garantir seu melhor desenvolvimento.
Em sua mensagem destacou que o trabalho da assembleia “deve fomentar mudanças definitivas, cuja gestão”.
Indicou que as nações ibero-americanas sustentam princípios irrenunciáveis como a qualidade e equidade para a educação ao longo da vida, assim como o estabelecimento projeto de objetivos em formação posteriores a 2015.
O vice-ministro de Educação brasileiro, Luiz Claudio Costa, destacou o trabalho de Marchesi à frente da OEI, ao lembrar que durante seu mandato foram aprovadas as Metas 2021, que reúnem as prioridades educativas da região para os próximos anos.
A OEI é integrada por dezenove Estados latino-americanos, mais Espanha, Portugal e Andorra. EFE
ea/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.