Brasileiro executado na Indonésia é enterrado em Curitiba

  • Por Agencia EFE
  • 03/05/2015 17h35
CURITIBA,PR,03.05.2015:CONDENADO-MORTE-INDONÉSIA - O corpo de Rodrigo Goulart deixa capela para ser enterrado no cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba (PR), na tarde deste domingo (03). A prima Angelita Muxfeld acompanhou o corpo durante todo o cortejo. O brasileiro Rodrigo Gularte, 39, foi detido em 2004 portando 6 kg de cocaína e foi condenado à morte na Indonésia. (Foto: Vagner Rosario/Futura Press/Folhapress) Folhapress Brasileiro Rodrigo Gularte foi enterrado em Curitiba

O corpo do brasileiro Rodrigo Gularte, executado semana passada na Indonésia após ser condenado por tráfico de drogas, foi enterrado neste domingo (03) em Curitiba, onde sua família vive.

Gularte, de 42 anos, foi executado em 28 de abril na prisão de Nusakambangan, na Indonésia, mesmo depois de várias tentativas do governo brasileiro de suspender o fuzilamento.

Antes da execução, a presidente Dilma Rousseff enviou várias cartas ao governo indonésio solicitando que a pena fosse comutada devido ao quadro de esquizofrenia de Gularte, mas as mensagens foram ignoradas.

O brasileiro foi executado junto com os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, o ganês Martin Anderson, o indonésio Zainal Abidin e os nigerianos Raheem Agbaje, Silvester Obiekwe Nwaolise e Okwudili Oyatanze, todos acusados de tráfico de drogas.

O Brasil advertiu que a execução de Gularte, a segunda de um brasileiro na Indonésia, representava um “fato grave” nas relações entre os dois países. Em janeiro, após a execução de Marco Archer Cardoso Moreira, Dilma chamou o embaixador brasileiro em Jacarta para consultas.

Em fevereiro, diante da indiferença da Indonésia aos pedidos de clemência, a presidente se recusou a receber as cartas credenciais do novo embaixador do país asiático no Brasil. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.