Brasileiro preso na Palestina faz greve de fome há 50 dias e espera acordo

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2015 09h19

Parentes e amigos de Islam Hamed, de 30 anos, alertam que as negociações para a expatriação do detento para o Brasil emperraram.  Ele foi preso em 2010 por participar de protestos contra o governo de Israel e continua preso na Palestina mesmo após o fim da pena.

As autoridades do país alegam que, uma vez fora da cadeia, ele poderia voltar a ser preso, mas dessa vez pelo estado israelense. Inconformado com o impasse e com o descaso dado pelo governo brasileiro, Islam está em greve de fome há mais de 50 dias dentro da cela.

A prima de Islam, Aline Baker, visitou o brasileiro-palestino em abril e descreve o estado de saúde do detento. “Ele está bem frágil, já teve sangramentos no nariz, anda com bastante dificuldade e ainda fica em pé porque tem um porto físico grande, mas ele está bem debilitado fisicamente e psicologicamente”, conta.

Aline Baker admite que seu primo é filiado ao partido político do Hamas, que tem vagas no Parlamento palestino e é considerado pela comunidade internacional um grupo terrorista.

Depois que a greve de fome teve início, o Itamaraty se pronunciou sobre o caso pela primeira vez. Em nota publicada no dia 19 de maio, o governo brasileiro lamentou não ter conseguido conscientizar até o momento as autoridades israelenses e palestinas.

As informações são do repórter Jovem Pan Victor LaRegina.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.