Brasileiro sente aumento generalizado de preços em todo o país

  • Por Jovem Pan
  • 18/07/2014 12h56

O consumidor brasileiro sentiu aumento generalizado de preços em todo o país e em variados ramos de atividade e serviços. A pesquisa nacional realizada pela Fiesp, em parceria com o Instituto Ipsos, revelou que 70% da população reclama de grandes reajustes nos produtos.

A sondagem foi realizada entre os dias 17 e 31 de maio com mil pessoas em todas as regiões do Brasil. À repórter Renata Gaspari, o diretor do Departamento de Pesquisas da Fiesp, Paulo Francini, falou da ampla percepção da presença da inflação.

*Ouça os detalhes no áudio

Nas ruas da capital paulista, trabalhadores reclamam do aumento de preços em diferentes setores. Os paulistanos revelaram descontentamento em produtos dos supermercados, nas tarifas dos ônibus, no aluguel e até nos serviços de cabeleireiro.

O levantamento destacou o fato de que essa percepção é muito parecida entre as diferentes faixas de renda, graus de instrução e faixas etárias. Segundo Francini, a taxa de inflação aplicada ao setor de serviços está em torno de 9,5% ao ano, com 6,5% para o índice geral.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.