Brasileiros batem recorde de gastos no exterior no mês de setembro

  • Por Jovem Pan
  • 25/10/2014 08h02
passaporte 291110

No mês de setembro, os brasileiros gastaram mais de 20 bilhões de dólares no exterior e bateram o recorde de saldo negativo no balanço das contas externas. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o ex-economista do Banco Mundial, Cláudio R. Frischtak, adverte que o Brasil está comprando problemas.

“Nós estamos importando essa poupança não tanto para investir, mas para consumir. Inclusive, consumir viagens para o exterior. A percepção que existe é que estamos nos endividado”.

Outro economista culpa a política salarial pelo incentivo às compras no exterior que chegaram a 2 bilhões e 400 milhões de dólares só em setembro.

Alexandre Chaia enfatiza que com salários altos e produtividade baixa é mais negócio para pessoas físicas e jurídicas irem às compras no exterior.

“Temos industrias hoje produzindo com um custo mais alto por conta do governo que tem incentivado o aumento salariais acima da inflação sem melhora na produtividade”.

Ele ainda afirma que o brasileiro já percebeu que compensa mais comprar lá fora do que no país, que é muito mais caro. Supostas pesquisas de bancos que apontam para o empate técnico entre Aécio e Dilma reacenderam o ânimo dos investidores na Bovespa.

O pregão de sexta-feira (24) fechou com alta de 2,42% puxado principalmente por boatos, diz o analista Luiz Otávio de Souza Leal.

“O mercado está muito difícil de se operar porque não esta baseado em fundamentos e sim em boatos. A gente viu a bolsa, principalmente o que chamam de ‘kit eleições’ subindo e descendo no mesmo dia, dependendo se o boato é bom ou ruim. Está sendo um mercado bem complicado mesmo”

Outro sinal de que correram informações sobre resultados eleitorais desfavoráveis a Dilma Rousseff veio do câmbio. O investidor que na quinta-feira (23) correu para o dólar, voltou para a Bolsa no pregão de sexta e a cotação da moeda americana caiu para R$2,45.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.