Brasileiros podem pagar ainda mais impostos em 2015

  • Por Jovem Pan
  • 22/12/2014 09h29

O recorde do peso de tributos na economia em 2013 elevou a projeção para que brasileiro tenha de pagar ainda mais impostos no ano que vem. Mesmo depois das desonerações feitas pelo governo Dilma no ano passado, a carga tributária teve alta e representou quase 36% do PIB brasileiro.

A expectativa agora é de que esse índice seja ainda maior em 2015, uma vez que o governo já prevê extinguir as desonerações e retomar antigas cobranças. Em entrevista ao repórter Gustavo Aguiar, o economista Alexandre Chaia garante que a saída é o governo reduzir as despesas públicas.

Para o ano que vem, como a carga tributária é concentrada na taxação da produção e do consumo, a preocupação recai em setores como o comércio. Segundo Fábio Pina, assessor econômico da Fecomércio, 2015 será um ano ruim para o consumo e pior ainda para o crescimento econômico.

No ranking dos maiores prejuízos do governo, estão os gastos com a previdência e com programas públicos de transferência de renda. Em setembro, as contas do setor público tiveram o pior resultado da história na parcial do ano, com déficit de R$ 25,5 bilhões.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.