Brics mostram preocupação pela volatilidade dos mercados e dívida de países

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2015 11h07

Ufa (Rússia), 9 jul (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, expressou nesta quinta-feira a preocupação dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pela instabilidade e volatilidade dos mercados e pela dívida soberana de alguns países, no encerrarmento da cúpula destas cinco economias emergentes na cidade de Ufa.

“Todos estes desequilíbrios estruturais influenciam diretamente na dinâmica de crescimento de nossas economias. Nestas condições, os Estados Brics têm a intenção de utilizar mais ativamente seus próprios recursos e as reservas internas de desenvolvimento”, disse o líder russo.

Putin ressaltou que os líderes dos Brics respaldaram a iniciativa russa de aumentar os intercâmbios comerciais e os investimentos mútuos, o que ficou referendado na Estratégia de Associação Econômica Multilateral até o ano 2020, um dos documentos adotados na reunião de Ufa.

O presidente russo acrescentou que os países do grupo reafirmaram na cúpula o propósito de continuar com os esforços para “reformar a arquitetura econômica e financeira internacional”.

“Na reunião ampliada das delegações cumprimentamos a culminação do processo de criação do Novo Banco de Desenvolvimento e do Fundo de Reservas com um volume de recursos total de US$ 200 bilhões”, ressaltou.

No aspecto político, o chefe do Kremlin destacou que os Brics continuarão “sua estreita coordenação em assuntos internacionais”, tanto na ONU, suas estruturas regionais e setoriais, e outras organizações e fóruns multilaterais.

“Temos intenção de fazer frente às ameaças de propagação do extremismo e do terrorismo, impedir o renascimento do nazismo”, recalcou.

A cúpula dos Brics concluiu com a adoção de três documentos: a Declaração de Ufa, a Estratégia de Associação Econômica Multilateral até o ano 2020 e um Plano de Ação.

Além disso, representantes dos governos dos cinco países assinaram vários documentos de cooperação em diferentes âmbitos das atividades dos Brics. EFE

aep-vh-bsi/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.