Bulgária cria conselho de coordenação para preparar entrada na zona do euro
Sófia, 1 jul (EFE).- O governo da Bulgária criou nesta sexta-feira um conselho de coordenação, liderado pelo ministro de Finanças, Vladislav Goranov, para iniciar a preparação para a entrada do país na zona do euro, prevista para 2018.
“Entre as principais responsabilidades e funções deste conselho está o desenvolvimento de um plano de introdução do euro no país, fazer propostas ao governo sobre uma possível data desta entrada e criar a organização e a coordenação correspondentes deste processo”, anunciou o governo em comunicado.
Goranov declarou recentemente no parlamento que “a ambição do governo é incorporar o país à zona do euro o mais rápido possível”.
O ministro acrescentou que essa incorporação não poderá ocorrer antes de 2018, embora tenha reconhecido que é “ingênuo fixar datas porque, além de cumprir certos critérios técnicos, trata-se também de uma questão política, inclusive por parte de outros países-membros”.
Em 26 de junho, o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, declarou que se o país estivesse no euro, teria que dar dinheiro à Grécia.
“Os mais pobres darão aos mais ricos, isso é algo que não considero lógico”, declarou Borisov. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.