Bundesbank observa crescimento econômico estável e forte na Alemanha
Frankfurt (Alemanha), 17 fev (EFE).- O Bundesbank (banco central alemão) considera que ocorreu uma reativação econômica notável, estável e forte na Alemanha no final do ano passado e início de 2014, segundo o boletim mensal publicado nesta segunda-feira pelo organismo.
De acordo com o banco, “a dinâmica fundamental conjuntural da economia alemã pode ter aumentado notavelmente no semestre de inverno 2013/2014”.
O motor do crescimento da economia alemã é a melhora da situação econômica mundial, segundo o Bundesbank.
Em alguns países a rígida política de economia dos últimos anos diminuiu, o que já não desacelera a conjuntura mundial, como ocorreu em 2013.
Além disso, a política monetária muito expansiva dos principais bancos centrais do mundo auxilia a recuperação.
O Bundesbank disse ainda que a robustez do mercado de trabalho e a demanda interna na Alemanha apoiarão a economia do país.
Além disso, as atuais turbulências nos mercados financeiros de grandes economias emergentes não são um problema para a economia alemã, segundo o Bundesbank.
A economia do país cresceu 0,4% no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior.
O governo alemão revisou para cima na semana passada suas perspectivas de crescimento econômico em 2014, até 1,8%, contra o 1,7% previsto anteriormente, em função da força da demanda interna. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.