Busca por avião desaparecido se centra em área onde sinais foram detectados

  • Por Agencia EFE
  • 06/04/2014 23h05

Sydney (Austrália), 7 abr (EFE).- A busca pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido no dia 8 de março com 239 pessoas a bordo, se centra nesta segunda-feira (data local) na área onde o navio chinês Haixun 01 detectou sinais acústicos parecido com os de uma caixa-preta.

O navio britânico Echo de pesquisa oceanográfica se dirige para esta zona em uma luta contra o tempo, porque as baterias das caixas-pretas do avião, de entre 30 e 45 dias de duração, estão a ponto de se esgotar.

O navio chinês detectou dois sinais, um na sexta-feira de instantes de duração e outro no sábado de 90 segundos, cuja frequência, de 37,5 KHz por segundo, coincide com a que as caixas-pretas dos aviões emitem.

O diretor do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, o australiano Angus Houston, disse que “este é um acontecimento importante e promissor”, mas esclareceu que ainda não se pode estabelecer qualquer relação com o avião do voo MH370.

A operação tem outra frente a cerca de 550 quilômetros de distância do principal ponto de busca, onde a embarcação australiana, equipada com um localizador de caixas-pretas, investiga outro sinal que detectou no domingo.

Doze aviões, nove deles militares e três civis, e 14 embarcações participam da operação que será realizada em um dia com chuvas isoladas, que não bloquearão a visibilidade, segundo o Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, criado pela Austrália para esta missão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.