Buscas são retomadas no vulcão Ontake e número de mortos chega a 54

  • Por Agencia EFE
  • 07/10/2014 13h21

(Atualiza número de vítimas).

Tóquio, 7 out (EFE).- As equipes de resgate retomaram nesta terça-feira as busca por vítimas no vulcão Ontake, no Japão, após três dias de interrupção devido ao tufão Phanfone, e encontraram mais três corpos, o que eleva para 54 o número de mortos pela erupção.

As operações de busca estavam suspensas desde o domingo por causa da passagem do tufão Phanfone, que provocou fortes chuvas e rajadas de vento no centro do Japão, com risco de deslizamentos de terra e avalanches no Ontake.

As autoridades estimam que cerca de 12 corpos ainda estão na montanha, informou hoje a emissora “NHK”.

As condições meteorológicas dificultaram ainda mais os trabalhos de bombeiros, policiais e membros das Forças de Autodefesa (Exército) que participam das buscas, além da grande quantidade de cinza e rochas lançadas pela erupção do vulcão no dia 27 de setembro.

As buscas estiveram concentradas até agora no cume e nos seus arredores, onde o maior número de vítimas foi encontrado, em sua maioria mortas após serem atingidas pelas pedras lançadas durante a erupção.

Os serviços de resgate ampliarão as buscas para as trilhas que levam até o cume e também fora delas, explicou um responsável pelas operações à “NHK”.

Além disso, os operários instalaram barreiras provisórias nos locais de busca para se protegerem de possíveis avalanches que podem ocorrer na montanha devido ao acúmulo de cinzas, rochas, água e gelo.

As autoridades japonesas também instalaram barreiras de contenção para evitar que as chuvas abundantes arrastem cinzas vulcânicas e rochas até Kiso e Otaki, as localidades mais próximas da base do vulcão.

O Ontake, o segundo maior vulcão do Japão com 3.067 metros de altitude e situado a cerca de 100 quilômetros da cidade de Nagóia, entrou em erupção no dia 27 de setembro, quando havia centenas de pessoas praticando montanhismo no maciço.

Sabe-se que cerca de 250 pessoas conseguiram deixar o local, 69 delas com ferimentos diversos, a maioria hematomas, fraturas e queimaduras.

Mesmo que mais corpos sejam encontrados no Ontake, sua erupção já é a que mais causou mortes no Japão desde 1926, quando houve 144 mortos e 210 feridos pela explosão do monte Tokachi, na ilha de Hokkaido, no norte do país. EFE

ahg-raa/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.