Cai número de crianças apreendidas em fronteira sul dos EUA em julho

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2014 21h42

Washington, 7 ago (EFE).- O número de crianças desacompanhadas apreendidas na fronteira sul dos Estados Unidos diminuiu notavelmente em julho e ficou em 5.508 casos, quase a metade dos mais de 10 mil de maio e de junho, informou nesta quinta-feira o Departamento de Segurança Nacional (DHS).

A agência federal, que divulgou hoje as novas estatísticas, informou que é a primeira vez no ano em que o número diminuiu em relação ao mês anterior.

“Embora a queda em julho represente boas notícias e reflita uma tendência positiva que esperamos que continue, os números atuais ainda são maiores do que o número de apreensões de crianças nos últimos anos”, afirmou Jeh Johnson, secretário de Segurança Nacional.

Desde outubro, quase 63 mil crianças, a maioria de Honduras, El Salvador e Guatemala, tentaram entrar sozinhas nos Estados Unidos gerando uma crise humanitária sem precedentes na fronteira sul que ultrapassou a capacidade de gestão das agências federais. Em março, foram 7.176; em abril 7.702; em maio 10.579; e em junho 10.628, de acordo com dados da DHS.

“A fronteira não está aberta para a migração ilegal. A menos que se qualifiquem para algum tipo de ajuda humanitária, os enviaremos de volta, conforme nossas leis e valores”, disse Johnson reforçando a mensagem do governo americano.

O presidente Barack Obama solicitou ao Congresso US$3,7 bilhões em fundos especiais para lidar com a situação, mas os legisladores não chegam a um acordo e entraram em recesso sem aprovar o financiamento.

“Não tenho alternativas a não ser reprogramar o dinheiro destinado a outras missões de segurança doméstica”, declarou ele, explicando que já ordenou o emprego de US$405 milhões o Vale do Rio Grande, na parte sul do Texas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.