Caio Blinder: atentados em Paris são o “11 de setembro francês”
O correspondente da Rádio Jovem Pan nos Estados Unidos, Nova York, fez uma análise dos atentados ocorridos em Paris na noite desta sexta-feira (13) que mataram pelo menos 60 pessoas e deixam mais de 100 reféns de terroristas.
“Este é o 11 de setembro francês, vai exigir resposta coordenada, é um ataque contra a civilização. Como disse Obama, é preciso ir à fonte para combater os terroristas. Acho que vamos ter uma intensificação da luta contra o terrorismo, e os Estados Unidos tendem a voltar ao Iraque e se envolver cada vez mais nessa luta”, disse Blinder, que lembrou que a saída do Iraque foi uma das promessas de campanha da primeira eleição do presidente americano.
Nos Estados Unidos, por enquanto, o clima é normal. “A repercussão é intensa, as redes de TV cobrem de forma ininterrupta. Estou em Nova York, andando na rua, a segurança é bem forte, e isso (atentados) só vai aumentar a segurança. Me lembra o 11 de setembro: quando surge a primeira leva de informação, ninguém sabe o alcance, se é só em Paris, se é em escala mundial. O que me parece é que, desta vez, não parece algo amador. Não é algo da magnitude do 11 de setembro, mas não é amador. Parece que foram causados pelo Estado Islâmico ou grupos inspirados neles”, contou Caio Blinder.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.