Caio Blinder: Ferguson é epicentro de várias contradições americanas
A morte despropositada de um jovem negro americano na pequena cidade de Ferguson (21 mil habitantes) nos Estados Unidos provocou uma onda de protestos que tem gerado grandes distúrbios na cidade. Em entrevista à Jovem Pan, o correspondente Caio Blinder avaliou a situação.
O estado do Missouri, onde se encontra o município em crise, foi o pivô da Guerra Civil americana, relembra Caio. É o opicentro de várias contradições do País. Por exemplo: apenas três dos 53 policiais da cidade são negros, enquanto dois terços da população local o são. Além disso, Ferguson teve uma mudança demográfica muito rápida em 30 anos, acentuando antigos preconceitos.
O caso
Michael Brown foi alvejado com seis tiros, um na cabeça, por um policial branco, mesmo estando desarmado.
Com os distúrbios em represália ao ocorrido, está decretado toque de recolher no município desde sexta-feira (15), entre 24h e 5h. Os manifestantes provocam a polícia, “que não age com muita delicadeza”.
A polícia divulgou vídeo do jovem assassinado assaltando um charuto em uma loja de conveniência, mas diz que esse não foi o motivo da abordagem policial. A família do rapaz acusa a corporação de manchar imagem dele como justificativa para sua execução.
Ouça detalhes da entrevista no áudio acima.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.