Caixas do Banco 24h vão substituir parte dos terminais externos de 7 bancos

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2014 18h43

São Paulo, 18 jul (EFE).- Parte dos caixas automáticos de sete grandes bancos fora de suas agências será substituída por terminais do Banco24Horas, segundo um acordo firmado pelas instituições e divulgado nesta sexta-feira.

Os bancos que optaram por essa medida são Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, HSBC e Citibank, acionistas da empresa Tecnologia Bancária (TecBan), que é a responsável pelos pontos de autoatendimento do Banco24Horas.

Por sua vez, a TecBan anunciou o plano de aumentar o número de terminais do Banco24Horas dos atuais 15,3 mil para 16 mil até o final deste ano e chegar a 30 mil máquinas até 2020.

A expansão será feita de duas formas: pelo aumento da instalação de máquinas da Rede 24h no comércio varejista e pela transformação de pontos de autoatendimento que hoje são usados por clientes de apenas um banco a clientes de todos os bancos, com a adaptação para mais terminais do Banco24Horas.

De acordo com José Paiva, vice-presidente executivo sênior do Santander Brasil, a ampliação da rede “é uma demonstração clara do amadurecimento do setor financeiro nacional e trará ganhos de eficiência para todo o sistema”.

Na mesma linha, a TecBan justificou o acordo em nota alegando que “o entendimento entre os bancos é resultado da evolução natural da indústria de autoatendimento bancário, que acompanha a tendência observada em diversos países desenvolvidos, onde o processo de racionalização da rede externa de caixas eletrônicos garante à população bancarizada acesso ampliado à oferta de serviços financeiros, com ganhos de capilaridade, de eficiência e oportunidades a toda a cadeia que sustenta o autoatendimento”.

Ainda segundo a TecBan, o parque de caixas eletrônicos próprios dos bancos em locais de acesso público irrestrito é hoje de 11.325, ou 6% dos 196 mil terminais de autoatendimento existentes no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.