Camada de gelo do Ártico registra seu sexto nível mais baixo em 36 anos

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h24

Washington, 22 set (EFE).- A camada de gelo do Ártico registrou neste verão do hemisfério norte seu sexto nível mais baixo em 36 anos, com 5,02 milhões de quilômetros quadrados, informou nesta segunda-feira o Centro Nacional da Neve e de Gelo dos Estados Unidos.

Esta superfície, a sexta menor desde que os satélites espaciais começaram o acompanhamento em 1979, é distante no entanto do recorde de 2012, quando foi registrada uma mínima de 3,41 milhões de quilômetros quadrados.

A extensão atual, medida em 17 de setembro, se situa 19% abaixo da medida dos últimos 36 anos, ou seja, é 1.199,2 quilômetros quadrados menor que a média.

Setembro é o mês no qual o gelo do Ártico registra sua menor extensão do ano, coincidindo com o fim do verão no hemisfério norte.

“O verão começou relativamente fresco e careceu das grandes tempestades e ventos persistentes que podem quebrar o gelo e aumentar sua fusão”, explicou Walter Meier, pesquisador doGoddard Space Flight Center da Nasa, em comunicado.

O degelo provocado pelo aquecimento global preocupa a comunidade científica, que alerta que poderia ter como consequência a alteração do clima cada vez mais ao sul.

A notícia chega no véspera da Cúpula sobre o Clima que será realizada na terça-feira em Nova York, na qual participarão mais de 100 governantes que também marcarão presença, além disso, na Assembleia Geral da ONU.

A cidade de Nova York foi tomada no domingo por uma manifestação contra a mudança climática que reuniu mais de 300 mil pessoas, como parte de uma iniciativa mundial para alertar sobre os perigos do aquecimento global. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.