Câmara aprova construção de polêmico oleoduto Keystone nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 14/11/2014 17h59

Washington, 14 nov (EFE).- A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira por grande maioria a proposta de lei de construção do polêmico oleoduto Keystone XL, que agora deverá passar pelo Senado.

A votação na Câmara, de maioria republicana, teve 251 votos a favor e 161 contra, com o apoio de todos os legisladores republicanos e de 31 democratas também.

A proposta foi apresentada pelo deputado republicano pela Louisiana Bill Cassidy, que enfrentará no segundo turno, em 6 de dezembro, a senadora democrata pelo estado, Mary Landrieu, buscando conseguir arrebatar a cadeira para os republicanos, o que definirá o tamanho da bancada republicana na casa, de 53 ou 54 senadores.

O Senado, que ainda conta com maioria democrata até a posse do novo Congresso no começo de janeiro, submeterá o projeto à votação na próxima terça-feira.

Após a clara vitória nas legislativas, os republicanos insistem que a construção do oleoduto é um dos principais pontos de sua agenda energética.

Em comunicado, o presidente da Câmara, o republicano por Ohio John Boehner, afirmou que a votação desta sexta-feira ressalta a “necessidade de escutar a grande maioria dos americanos que apoiam Keystone”, já que ajudará a criar “milhares de postos de trabalho”.

Quando pronto o oleoduto poderá canalizar 830 mil barris diários de petróleo cru sintético e betuminoso diluído da província canadense de Alberta para diferentes pontos dos Estados Unidos, incluindo as refinarias do Texas no Golfo do México e um centro de distribuição em Oklahoma.

O governo federal ampliou o prazo que várias agências tinham para estudar as potenciais consequências ambientais da construção.

Mas a decisão final será do presidente Barack Obama, que pode vetar ou não o projeto mesmo que ele seja aprovado no Senado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.