Câmara dos Representantes dos EUA aprova construção de polêmico oleoduto

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2015 17h49

Washington, 9 jan (EFE).- A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta sexta-feira uma lei que autoriza a construção do polêmico oleoduto Keystone XL por 266 votos a favor e 153 contra, que deverá ser votada no Senado na próxima semana.

Na ocasião, 28 democratas votaram a favor do projeto, impulsionado pela maioria republicana na Câmara dos Representantes, que pela terceira vez nos últimos seis meses submete à votação o oleoduto que visa transportar petróleo do Canadá ao Golfo do México através do território americano.

Após a vitória dos republicanos nas eleições legislativas de novembro, nas quais retomaram o controle do Senado, parece muito mais provável que a lei chegue ao gabinete do presidente Barack Obama.

Obama, do Partido Democrata, anunciou no início de semana que vetará qualquer legislação do Congresso sobre o projeto Keystone porque ainda não foram apresentadas as conclusões de uma análise sobre o impacto ambiental a pedido do Departamento de Estado.

O novo líder da maioria no Senado, o republicano por Kentucky Mitch McConnell, afirmou que a aprovação da construção do polêmico oleoduto será uma das prioridades de sua agenda de 2015. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.