Camarões diz que 143 membros do Boko Haram morreram em ataque à base militar

  • Por Agencia EFE
  • 13/01/2015 10h12

Nairóbi, 13 jan (EFE).- O governo de Camarões assegurou nesta terça-feira que um total de 143 membros do grupo terrorista nigeriano Boko Haram morreram durante o ataque perpetrado ontem pela milícia contra uma base militar na cidade de Kolofata, no noroeste de Camarões.

O ministro de Comunicação camaronês, Issa Tchiroma Bakary, citado pela televisão estatal “CRTV”, informou que um total de 143 terroristas morreram durante o enfrentamento entre os atacantes e as forças de segurança cameronesas, que finalmente conseguiram repelir o ataque.

Boko Haram iniciou na madrugada da segunda-feira um ataque contra o quartel da Batalhão de Intervenção Rápida (BIR) de Kolofata, muito perto da fronteira com a Nigéria, com o objetivo de “tomar o controle do acampamento militar”.

Segundo confirmou Bakary, um soldado camaronês morreu e outros quatro ficaram feridos neste enfrentamento que terminou cinco horas depois, quando os atacantes fugiram rumo à fronteira com a Nigéria.

Este ataque aconteceu apenas uma semana depois que o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, ameaçou em um vídeo divulgado na internet realizar novos ataques contra Camarões.

Além disso, não é a primeira vez que o grupo terrorista nigeriano ataca na cidade de Kolofata, já que em julho passado matou 16 pessoas e sequestrou outras várias, entre elas a esposa do vice-primeiro-ministro camaronês, Ahmadú Ali, quem foi libertada após um processo negociador.

Boko Haram, que nas línguas locais significa “a educação não islâmica é pecado”, luta por impor um estado islâmico na Nigéria, onde neste ano matou cerca de três mil pessoas, segundo números divulgadas pelo governo deste país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.