Cameron afirma que Elizabeth II é “rocha da estabilidade” do Reino Unido

  • Por Agencia EFE
  • 09/09/2015 11h19

Londres, 9 set (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, qualificou hoje Elizabeth II como a “rocha da estabilidade” do Reino Unido, no dia em que a rainha ultrapassa sua tataravó, à rainha Victoria, como a monarca britânica há mais tempo no trono.

Cameron presidiu na Câmara dos Comuns do parlamento uma sessão especial dedicada à chefe de Estado.

Os comuns atrasaram a sessão de perguntas ao primeiro-ministro, realizada as quartas-feiras, para homenagear Elizabeth II, que às 16h30 será a monarca há mais tempo no trono, 23.226 dias, 16 horas e aproximadamente 30 minutos, segundo o cálculo do palácio de Buckingham, residência oficial da família real.

O chefe de governo ressaltou o “alcance do serviço” prestado por Elizabeth II nos últimos 63 anos, em que despachou com 12 primeiros-ministros – desde Winston Churchill até David Cameron, seis arcebispos de Canterbury e visitou 116 países.

Cameron assinalou que a rainha respondeu 3,5 milhões de cartas e enviou mais de 10 mil telegramas de felicitação aos cidadãos dos países da Commonwealth (a comunidade britânica de nações) que completaram 100 anos.

“Com seu desinteressado senso do serviço e de dever ela ganhou um respeito incomparável e admiração, não só no Reino Unido, mas no mundo todo”, acrescentou.

“A rainha é nossa rainha e não poderíamos estar mais orgulhosos dela”, ressaltou o primeiro-ministro.

Ele acrescentou que Elizabeth II foi uma “rocha de estabilidade em um mundo de mudanças”, e agradeceu também ao duque de Edimburgo, marido da rainha, por ter a acompanhado nesse trabalho.

Cameron admitiu que seus melhores momentos com a rainha foram as duas vezes em que foi chamado para formar o governo (2010 e 2015).

Elizabeth II, de 89 anos, inaugurou hoje perto de Edimburgo uma nova rota ferroviária, acompanhada da ministra principal da Escócia, Nicola Sturgeon. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.