Cameron anuncia que deixará governo na 4ª feira e cederá cargo à Theresa May

  • Por EFE
  • 11/07/2016 14h02
Reprodução David Cameron - primeiro ministro britânico

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, informou, nesta segunda-feira (11), que, na próxima quarta (13), deixará seu cargo e cederá o posto à ministra de Interior britânica, Theresa May.

Em declaração na frente da residência oficial de Downing Street, Cameron disse que, no prazo de dois dias, presidirá a última sessão de perguntas ao primeiro-ministro no Parlamento, logo antes de comparecer ao Palácio de Buckingham para apresentar sua renúncia à rainha Elizabeth II.

O estadista comunicou seus próximos passos após May se manter como única candidata à liderança do Partido Conservador e ao cargo em retirada de sua única rival, a deputada Andrea Leadsom.

O ainda primeiro-ministro admitiu se sentir “encantado” de ter May como sucessora e classificou a ministra de Interior como uma profissional “forte”, “competente” e “mais que capaz” para liderar o governo.

O chefe de Estado também confessou estar satisfeito que o Partido Conservador não continue com um longo processo eleitoral para escolher o novo líder depois que Leadsom, secretária de Estado de Energiam, apoiou a saída do Reino Unido da UE, optando pela desistência de seu cargo.

Cameron que, em 24 de junho último, comunicou a intenção de renunciar devido ao triunfo do “Brexit” (a saída da UE), acrescentou que, na terça-feira próxima, presidirá sua última reunião governamental.

May e Leadsom tinham restado como únicas candidatas após as eliminações, em votação interna, dos outros candidatos, o ministro da Justiça, Michael Gove, e o ex-titular de Defesa Michael Fox, bem como da saída do ministro de Trabalho e Previdência, Stephen Crabb.

As duas candidatas seriam submetidas a uma votação dos filiados à formação e o anúncio da vencedora estava programado para o dia 9 de setembro próximo.

A próxima primeira-ministra terá a difícil tarefa de decidir quando invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece o processo de negociação de dois anos sobre os termos da saída do Reino Unido do bloco europeu.

Na próxima quarta-feira (13), May se tornará a segunda mulher a liderar o governo do Reino Unido após Margaret Thatcher sair do poder, em 1990, após 11 anos de gestão. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.