Cameron considera “provável” que avião russo tenha sido derrubado por bomba

  • Por EFE
  • 05/11/2015 11h24
Primeiro-ministro egípcio e autoridades vistoriam destroços de avião no Sinai EFE Avião russo cai no Egito matando 224 pessoas

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse nesta quinta-feira que é “provável” que o avião russo que caiu no sábado na Península do Sinai, após decolar da cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, possa ter sido derrubado por uma bomba.

Em declaração na residência oficial de Downing Street, Cameron afirmou que não há “certeza” de que tenha sido uma bomba, mas parece cada vez “mais provável”.

O chefe do governo, que hoje se reúne com o presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, considerou vital garantir a segurança dos cidadãos britânicos que estão na cidade egípcia.

Estima-se que cerca de 20 mil cidadãos do Reino Unido estão em Sharm el-Sheikh à espera de serem repatriados, depois que o governo britânico decidiu ontem suspender os voos porque a informação de inteligência aponta que o avião, que voava para São Petersburgo, foi derrubado por uma bomba.

O primeiro-ministro expressou sua solidariedade com as autoridades egípcias e admitiu que entendia o mal-estar que a decisão pudesse causar pois afeta a indústria turística do Egito, mas recalcou que “a segurança dos britânicos tem prioridade”.

Cameron fez estas afirmações após presidir uma reunião do comitê de emergência Cobra, formado pelos principais ministros do governo, para avaliar a situação e decidir a forma como serrão repatriados os nacionais britânicos.

O primeiro-ministro acrescentou que falará deste assunto quando se reunir hoje em Downing Street com Al Sisi, que chegou ontem à noite a Londres para uma visita oficial de três dias ao Reino Unido.

Além disso, o primeiro-ministro indicou que deve falar também por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin.

“As decisões que estou tomando têm a ver com dar prioridade à segurança dos britânicos. É por isso que suspendemos os voos para Sharm el-Sheikh e é por isso que levará um tempo antes que possamos tirar as pessoas de lá”, acrescentou.

“O que temos que fazer é reforçar a segurança no aeroporto (de Sharm el-Sheikh) para que seja seguro que as pessoas possam voltar para casa”, ressaltou o “premier”.

O governo enviou ontem à noite a Sham el-Sheikh uma equipe de especialistas para avaliar as medidas de segurança no aeroporto.

O ministro britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond, disse hoje que o governo trabalha com as autoridades egípcias e as companhias aéreas para introduzir medidas especiais de segurança, a fim de assegurar o retorno seguro dos cidadãos do Reino Unido.

O braço egípcio do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) insistiu em sua reivindicação da derrubada do avião russo, embora não tenha oferecido detalhes sobre essa suposta operação.

As investigaçõe para determinar as causas do acidente continuam em andamento. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.