Cameron diz que Reino Unido é “mais forte” após seus seis anos como premiê

  • Por Agência EFE
  • 13/07/2016 13h29
EFE David Cameron - EFE

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse nesta quarta-feira que o Reino Unido é “mais forte” após seus seis anos no governo, antes de ceder o cargo a Theresa May.

Em declaração perante sua residência Downing Street antes de comparecer ao palácio de Buckingham para apresentar sua renúncia à rainha Elizabeth II, Cameron desejou a May sorte nas negociações sobre a saída do país da União Europeia (UE).

Acompanhado por sua esposa, Samantha, e seus três filhos -Nancy, Florence e Arthur-, Cameron afirmou que a nova primeira-ministra fornecerá a liderança “forte” e “estável” que o país necessita.

“Foi a honra da minha vida servir a nosso país como primeiro-ministro”, acrescentou.

Cameron expressou sua satisfação porque o país melhorou sua economia e reduziu o déficit desde que chegou ao poder em maio de 2010, ao mesmo tempo que lembrou o aumento do emprego.

Entre outras coisas, mencionou como importantes legados o casamento gay e a contínua contribuição econômica do Reino Unido aos países em vias em desenvolvimento.

Antes, Cameron presidiu a última sessão de perguntas ao primeiro-ministro no parlamento, onde recebeu aplausos dos deputados.

May, a segunda mulher à frente do governo britânico após Margaret Thatcher, será hoje a 13ª primeira-ministra do reinado de Elizabeth II desde sua ascensão ao trono em 1952.

Em 24 de junho, um dia depois do referendo sobre a União Europeia (UE), Cameron anunciou sua intenção de renunciar pela vitória do “Brexit” -a saída da UE-, o que forçou uma eleição interna do Partido Conservador para escolher ao novo líder. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.