Cameron se opõe a Juncker como candidato à presidência da Comissão Europeia

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2014 06h14

Londres, 27 mai (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, considera o luxemburguês Jean-Claude Juncker um candidato “totalmente inaceitável” à presidência da Comissão Europeia (CE), publicou nesta terça-feira o jornal “Financial Times” (FT).

Faltando atribuir três representantes norte-irlandeses do total de 73 cadeiras britânicas na Eurocâmara, o Partido Conservador ficou nas eleições europeias no Reino Unido em terceiro lugar, com 19 cadeiras (perdendo sete) e 23,93% do apoio, atrás dos trabalhistas – com 20 e 25,40% dos votos – e do UKIP, claro vencedor, com 24 eurodeputados.

Após saber os resultados eleitorais, Cameron embarcou nesta segunda-feira em uma rodada de telefonemas com outros seis líderes europeus, entre eles a chanceler alemã, Angela Merkel, e pediu que pediu que aprendessem as lições do sucesso populista contra Bruxelas refletido no pleito, apontou o “FT”.

O político britânico pediu aos colegas europeus que “prestem atenção aos pontos de vista mostrados pelas urnas” e pediu que recusem as propostas para que Juncker presida a Comissão, de acordo com o jornal.

Os líderes europeus se reunirão esta noite em um jantar em Bruxelas para analisar os resultados eleitorais das eleições europeias, que foram um sucesso dos partidos populistas e nacionalistas.

Cameron também disse aos colegas de partido seu desacordo com a candidatura do conservador luxemburguês Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão em substituição a José Manuel Durão Barroso.

O primeiro-ministro britânico disse que Juncker é um candidato “totalmente inaceitável” e que sua visão de uma Europa integrada, com o euro como moeda oficial, está distante da da opinião pública, publicou o “FT”.

Segundo Downing Street, a residência e escritório oficial do chefe do executivo britânico, o líder tory (conservador) considera que “mais consultas deveriam ser feitas nos próximos meses” sobre quem deveria estar à frente da Comissão.

O jornal apontou que Cameron preferia à frente da CE uma figura mais próxima da sua, já pensando no referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), previsto para 2017, caso os conservadores ganhem as próximas eleições gerais, que acontecem em maio de 2015. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.