Caminhão-bomba explode por acidente e mata 13 no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2014 08h44

Cabul, 2 mar (EFE).- Pelo menos 13 pessoas morreram neste domingo quando explodiram acidentalmente os explosivos que insurgentes carregavam em um caminhão-bomba na província de Logar, no leste do Afeganistão.

A detonação ocorreu na área de Baboos na cidade de Pul-e-Alam, capital provincial, onde os insurgentes levavam o caminhão para cometer um atentado, disse à Agência Efe o porta-voz do governo da província, Din Mohammed Darwish.

De acordo com a fonte, os explosivos que eram transportados no veículo detonaram antes de chegar a seu alvo.

“Nove insurgentes, entre eles seis paquistaneses, morreram”, detalhou Darwish, que acrescentou que também perderam a vida duas mulheres e duas crianças que estavam no interior de suas casas, que foram destruídas pela onda expansiva.

Na quarta-feira passada dez civis morreram e 40 ficaram feridos quando um terrorista suicida detonou acidentalmente explosivos no hotel no qual se alojava na cidade de Trinkot, na província de Uruzgan, no sul do Afeganistão.

Segundo um comunicado do governo central, o insurgente planejava realizar um atentado no dia seguinte.

O conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos que causou a queda do regime talibã há 12 anos e a dois meses da realização de eleições gerais.

Esse ano é o último com presença de tropas da Otan no Afeganistão, de acordo com um calendário de retirada gradual que concluirá em dezembro próximo, quando as forças locais assumirão a segurança em todo o território do país. EFE