Campanha “Tudo a 1 clique” promove uso responsável de internet entre jovens

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2014 13h55
  • BlueSky

Miami (EUA.), 17 mai (EFE).-A campanha “Tudo a 1 clique”, lançada por organizações da América Latina e Google, faz um chamado aos jovens para refletir e compartilhar suas experiências sobre o uso seguro e responsável de tecnologias, uma iniciativa que coincide com o “Dia Mundial da Internet” que é celebrado neste sábado.

Segundo dados da empresa de consultoria “comScore”, os jovens entre 13 e 18 anos representam a maior porcentagem de usuários de internet na América Latina (32,5%), e por isso esta campanha tem três canais com os quais este grupo está muito familiarizado: um site (www.todoa1clic.com), um vídeo e fóruns.

“A campanha começou há algumas semanas com oficinas em vários países com jovens, para refletir sobre o impacto da tecnologia em sua vida e sobre as decisões que tomam diariamente quando entram na internet”, disse à Agência Efe Florença Bianco, gerente de Comunicações Corporativas e Assuntos Públicos para Google Hispanoamérica.

A campanha enfatiza as situações que comumente os jovens experimentam no mundo digital, como o uso de computadores alheios, a publicação aberta de dados pessoais ou imagens, compartilhar as contra-senhas, assim como as consequências do cyberbullying (opinar sobre os demais na web) e o grooming (conversar com adultos desconhecidos).

“O lugar é colaborativo, onde além de apresentar o vídeo que corresponde à parte de concientização, inclui uma parte onde as crianças possam compartilhar suas experiências, postar vídeos e comentários”, explicou.

Segundo Bianco, se buscou fazer uma campanha participativa porque os discursos de proibições ou controles excessivos não são necessariamente efetivos.

“Escutar o que opinam é importante, assim como fazê-los participarem do processo de reflexão”, explicou a executiva, que destacou a sintonia da empresa tecnológica com organizações da região que participam desta iniciativa, entre elas a Associação “Chicos.net” na Argentina, “RedNATIC”, “Save the Children” e a coordenação da “Fundação Paniamor” de Costa Rica.

A executiva acrescentou que a ideia é “mostrar as diferentes situações às quais os jovens enfrentam diariamente, e como em cada uma delas estão exercendo seu direito de tomar decisões pelas quais são responsáveis”.

Bianco destacou que na América Latina o grupo de jovens compreendido entre 15 e 24 anos representa um terço dos usuários totais da internet e seu uso é intensivo, especialmente em redes sociais, uma tendência da qual os adolescentes (entre 13 e 15 anos) não escapam.

Cerca de mil jovens participaram dos foros “Tudo a 1 clique” realizados dentro desta campanha nos meses de abril e maio deste ano, na Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Paraguai e Uruguai, e que permitiram revelar que são muito poucos os que são conscientes de seus deveres e direitos na internet, segundo afirmou Bianco.

“Essa foi uma das motivações desta campanha, sobretudo, desde o Google, uma empresa que se preocupa pelo tema da segurança e a inclui em seus produtos”, finalizou. EFE

cs/ff

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.