Campinas entra em estado de atenção depois de alerta da OSM sobre vírus da poliomielite
Um alerta da Organização Mundial da Saúde sobre vírus da poliomielite achado no esgoto de Viracopos deixou Campinas em estado de atenção. A paralisia infantil foi erradicada do Brasil na década de noventa, mas a OMS detectou o vírus em amostras coletadas no aeroporto no interior paulista.
Similar ao de um caso na Guiné Equatorial, o vírus selvagem pode estar associado à vinda de turistas para a Copa do Mundo, imigrantes e refugiados. Em entrevista à repórter Cris Santos, o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, tranquilizou a população.
*Ouça os detalhes no áudio
A poliomielite afeta principalmente crianças menores de 5 anos, portanto, a melhor forma de prevenção é manter o calendário de vacinação em dia. Infectologista do Instituto Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira, relatou o que pode acontecer com as pessoas contaminadas.
A poliomielite é considerada altamente contagiosa e o número de casos no mundo caiu mais de 99% desde 1988. Entre o fim da década de 80 e o ano passado, o número de notificações da doença caiu de 350 mil para apenas 406 casos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.