Campinas entra em estado de atenção depois de alerta da OSM sobre vírus da poliomielite

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2014 09h14

Um alerta da Organização Mundial da Saúde sobre vírus da poliomielite achado no esgoto de Viracopos deixou Campinas em estado de atenção. A paralisia infantil foi erradicada do Brasil na década de noventa, mas a OMS detectou o vírus em amostras coletadas no aeroporto no interior paulista.

Similar ao de um caso na Guiné Equatorial, o vírus selvagem pode estar associado à vinda de turistas para a Copa do Mundo, imigrantes e refugiados. Em entrevista à repórter Cris Santos, o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, tranquilizou a população.

*Ouça os detalhes no áudio

A poliomielite afeta principalmente crianças menores de 5 anos, portanto, a melhor forma de prevenção é manter o calendário de vacinação em dia. Infectologista do Instituto Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira, relatou o que pode acontecer com as pessoas contaminadas.   

A poliomielite é considerada altamente contagiosa e o número de casos no mundo caiu mais de 99% desde 1988. Entre o fim da década de 80 e o ano passado, o número de notificações da doença caiu de 350 mil para apenas 406 casos.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.