Canal do Panamá completa 101 anos a poucos meses de inaugurar sua expansão
Panamá, 15 ago (EFE).- O Canal do Panamá, que em poucos meses terá sua ampliação em pleno funcionamento, completa neste sábado 101 anos com várias atividades comemorativas dirigidas a todos os públicos.
Para comemorar este aniversário, a administração do Canal iniciou um tour por 57 centros educativos do país, que atingirá mais de 15 mil estudantes.
“No Canal do Panamá sempre buscamos formas inovadoras de acercar os panamenhos de seu Canal e este tour, que combina o educativo com a diversão de ir ao cinema, nos brinda especialmente a oportunidade de nos conectarnos com jovens e estudantes de todo o país”, disse o administrador do Canal, Jorge Quijano.
Durante o tour pelas distintas províncias panamenhas ocorrerão conversas e conferências e será projetado gratuitamente o filme “Histórias do Canal”, no qual são narradas cinco ficções relacionadas com cinco períodos distintas da via interoceânica.
Além disso, durante o dia de hoje a entrada ao Centro de Visitantes das eclusas de embarque de Miraflores, no lado Pacífico, será de graça.
A rota foi aberta de forma oficial ao comércio mundial em 15 de agosto de 1914 com a passagem da embarcação de vapor Ancón. Os americanos demoraram dez anos para construir esta obra da engenharia moderna, no qual trabalharam cerca de 56 mil pessoas.
No entanto, os primeiros que iniciaram as obras foram os franceses em 1880, que terminaram desistindo pela obstinação do conde Ferdinand de Lesseps de construir um canal ao nível do de Suez, e venderam os direitos de construção aos Estados Unidos por US$ 40 milhões em 1903.
“Ao longo de seus 101 anos, o Canal do Panamá deixou um legado de inovação, conectividade, diversidade cultural e outras contribuições à humanidade”, indicou a autoridade da rota aquática em comunicado.
O Canal do Panamá, pelo qual passa 6% do comércio mundial, esteve administrado pelos Estados Unidos durante 85 anos mas, graças aos famosos Tratados Torrijos-Carter, passou para as mãos panamenhas em 31 de dezembro de 1999.
Os trabalhos de ampliação, que estão a poucos meses de terminar, começaram em 2007 com um investimento global de US$ 5.250 bilhões e hoje em dia têm um avanço de 93%.
Pelas novas eclusas de embarque poderão passar navios que contenham até 12 mil contêineres, o triplo do máximo permitido atualmente. EFE
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