Candidata conservadora domina reta final da apuração presidencial na Croácia
Zagreb, 11 jan (EFE).- Kolinda Grabar-Kitarovic desponta como ganhadora nas eleições presidenciais croatas, em uma apuração muito ajustada na qual começou atrás de seu rival, Ivo Josipovic, atual presidente, mas que conseguiu reverter a partir dos 80% de votos apurados graças à incorporação dos dados das zonas rurais.
A Comissão Eleitoral da Croácia anunciou que, com 88% da apuração feita, Kolinda tem 50,7% dos votos.
Ainda faltam contar os sufrágios da Bósnia, onde os croata-bósnios, de tradição nacionalista e conservadora, inclinam a balança em favor de Grabar-Kitarovic. Os resultados desta comunidade poderiam atrasar por conta das aglomerações nos centros de votação bósnios, incapazes de receber a grande participação, e que tiveram que permanecer abertos por mais tempo do que o estipulado.
Se vencer, a diplomata conservadora se transformará na primeira mulher a ocupar a presidência da Croácia, em uma carreira profissional que lhe levou a ser ministra de Relações Exteriores, embaixadora nos Estados Unidos e, até agora, secretária-geral adjunta da Otan para Relações Públicas.
Kolinda é a candidata de consenso do principal partido da oposição, a União Democrática Croata (HDZ), e outros sete partidos conservadores e de direita.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.