Candidato da oposição confirma que disputará segundo turno em Buenos Aires
Buenos Aires, 6 jul (EFE).- O candidato da frente de centro-esquerda Eco, o opositor Martín Lousteau, que ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Buenos Aires com 25,5% dos votos, confirmou nesta segunda-feira que disputará o segundo turno com o vencedor das eleições, o conservador Horacio Rodríguez Larreta.
“Se eu agora me curvo e acordo por abaixo, que digo aos eleitores?”, disse Lousteau à rádio “Mitre”.
“Quem determina que o cidadão não pode mudar de escolha?”, questionou o líder do Eco.
Lousteau obteve 20 pontos a menos que Rodríguez Larreta, candidato do Proposta Republicana (Pró), o partido do pré-candidato à presidência Mauricio Macri, e que governa Buenos Aires desde 2007.
Nem Rodríguez Larreta nem Lousteau conseguiram por enquanto o apoio a nenhum dos três candidatos que ficaram de fora do segundo turno, que acontecerá dia 19 de julho.
Do governista Frente para a Vitória, o chefe de gabinete do governo argentino, Aníbal Fernández, deixou hoje a decisão nas mãos do candidato kirchnerista, Mariano Recalde, que ficou em terceiro lugar com 21,9% dos votos.
No entanto, em seu contato diário com a imprensa, o chefe de ministros disse acreditar que os eleitores deverão escolher entre duas propostas do “macrismo”.
Já o ministro da Economia, Axel Kicillof, lembrou que Lousteau durou apenas quatro meses em seu cargo, entre dezembro de 2007 e abril de 2008 (no primeiro mandato de Cristina Kirchner), e qualificou sua gestão de “um fracasso”.
Myriam Bregman, candidata portenha pela Frente de Esquerda (3,1% dos votos), antecipou que orientará seus eleitores “a votar em branco”; e Luis Zamora, do Autodeterminação e Liberdade preferiu dar “liberdade de ação” aos 3,9% de eleitores que o escolheram. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.