Candidatos à presidência do Cazaquistão começaram na política regional
Astana, 30 mar (EFE).- Os três candidatos às eleições presidenciais do Cazaquistão do próximo 26 de abril, entre eles o atual presidente, se firmaram na política regional antes de se destacarem no cenário nacional.
Os concorrentes são o atual presidente, Nursultan Nazarbayev, do Partido Democrático do Povo; Turgun Syzdykov, do Partido Comunista, que ocupou cargos em sua região e ainda é pouco conhecido em nível nacional; e Abelgazy Kussainov, presidente da Federação de Sindicatos e que se candidata sem o apoio de um partido.
Nazarbayev, de 74 anos, é oriundo da região de Almaty, no sudeste do Cazaquistão. Começou a carreira como metalúrgico em Qaraghandy, no centro do país, e estudou na Ucrânia. Em 1970, uniu-se ao Partido Comunista da União Soviética.
Anos depois, em 1984, ele foi nomeado primeiro-ministro do Cazaquistão durante a era soviética e, após a independência da URSS, foi eleito em 1991 o primeiro presidente da república independente do Cazaquistão. Desde então, o atual candidato à reeleição venceu os pleitos de 1995, 1999, 2005 e 2011, sempre com, no mínimo, 79% dos votos computados.
Nazarbayev foi indicado novamente no dia 11 de março como candidato de seu partido, o Nur Otan (Luz de Pátria – Partido Democrático do Povo).
Outro concorrente é Turgun Syzdykov, de 66 anos, secretário do Partido Comunista, um dos três partidos com representação no parlamento cazaque. Nascido na região de Akmola, no norte do Cazaquistão, formou-se como perito agrônomo na faculdade local de Agricultura. Na Universidade de Astana, obteve a licenciatura em Agricultura. Além disso, Syzdykov é formado em História pela Escola Superior da Juventude Comunista de Moscou.
Após uma carreira no âmbito da agricultura e de vida acadêmica, desempenhou diversos cargos no Partido Comunista de sua região natal. No entanto, Syzdykov não era conhecido a nível nacional até seu partido apresentar sua candidatura para as eleições presidenciais.
Abelgazy Kussainov, de 63 anos, que concorre às eleições presidenciais sem o apoio de um partido, é conhecido no país por trabalhar como gerente e político.
Kussainov nasceu no centro do Cazaquistão e se formou na Universidade Técnica de Qaraghandy e na Academia Russa de Gestão.
Durante a juventude, trabalhou como mineiro e depois foi professor em uma escola técnica da região natal. De 1980 a 1991, trabalhou nas seções locais do Partido Comunista da União Soviética. Depois da independência do país, desempenhou diversos cargos do governo em Qaraghandy.
Em 1995, Kussainov foi eleito senador para representar sua região. No ano de 1999, trabalhou para o governo central após ser nomeado vice-ministro de Economia.
De 2005 a 2011, foi vice-primeiro-ministro e ministro de Transporte e Comunicações, e entre 2012 e 2013 foi governador de Qaraghandy. Em janeiro de 2013, Kussainov foi eleito presidente da Federação de Sindicatos do Cazaquistão. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.