Candidatos à presidência do Afeganistão apontam fraudes em processo eleitoral

  • Por Agência Brasil
  • 06/04/2014 17h06

Os três principais candidatos à presidência do Afeganistão denunciaram “problemas”, “irregularidades” e “fraudes” durante o processo de votação realizado ontem (5), para escolher, além do futuro presidente, governadores das 34 províncias ou estados afegãos. O resultado preliminar do primeiro turno do pleito deve ser conhecido a partir do próximo dia 24.

“Foi um grande dia para a democracia no Afeganistão, mas houve problemas em determinados locais”, afirmou o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Zalmai Rassoul, um dos candidatos a suceder o atual presidente afegão, Hamid Karzai. Primeiro presidente do país eleito após a queda dos taliban, em 2001, Karzai comandou primeiro o governo interino, sendo eleito em 2004 e reeleito em 2009, em meio a denúncias de fraudes no processo eleitoral. 

Segundo Rassoul, várias denúncias relativas a suspeita de fraudes foram comunicadas à comissão eleitoral responsável por fiscalizar o pleito e deverão ser apuradas “para que não haja votos falsos”.

Já o ex-ministro das Finanças e também candidato à presidência, Ashraf Ghani, reforçou, por meio de sua conta no Twitter, que “há relatos de fraudes graves em vários locais”.

O terceiro candidato a questionar o processo eleitoral é Abdulhah Abdullah, líder da oposição e candidato à presidência derrotado em 2009. Embora tenha classificado o grande número de eleitores que compareceram às seções como um sinal “de grande sucesso”, Abdullah destacou que a eleição não ocorreu “livre de irregularidades”.

Além dos ataques de grupos extremistas e terroristas contrários à realização da votação, em alguns dos mais de 6 mil colégios eleitorais, foram registrados problemas como a falta de cédulas – o que as autoridades locais festejaram como um indício de que a participação popular superou a expectativa inicial. A estimativa era de que ao menos 12 mil afegãos estivessem aptos a votar, mas temia-se que as ameaças de ataques desencorajassem muitos deles a irem votar – o que, aparentemente, não aconteceu, mesmo com as fortes chuvas registradas em algumas regiões do país.

Em nota divulgada pela Missão de Assistência das Nações Unidas para o Afeganistão (Unama), os membros do Conselho de Segurança reiteraram a importância das eleições para o processo de transição do poder e para o desenvolvimento da democracia afegã. Os conselheiros também elogiaram a participação e a coragem da população e estimularam o governo afegão a, com a ajuda da comunidade internacional, continuar enfrentando as ameaças à segurança e à estabilidade nacional.

Alguns atentados foram registrados ao longo do dia. O mais grave deles aconteceu na província de Zabul, onde dois policiais morreram e dois ficaram feridos devido à explosão de uma bomba. Outras quatro pessoas sofreram ferimentos em outra explosão à bomba, próximo a um local de votação no estado de Logar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.