Capacitação de professores e conexão dificultam acesso de escolas à rede

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 16h00
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São Paulo, 21 set (EFE).- A falta de capacitação dos professores em temas relacionados à internet e a baixa velocidade da conexão foram algumas das dificuldades encontradas nas escolas públicas e privadas do Brasil, segundo a pesquisa “TIC Educação 2014”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), nesta segunda-feira.

O relatório destacou que 67% dos professores consultados se declaram “autodidatas” em assuntos sobre a rede, embora 57% admitam ter feito algum tipo de curso na área. No entanto, desse grupo que realizou curso de informática 74% pagou por sua capacitação, sem receber auxílio do governo ou das instituições privadas de educação. Entre os professores de escolas públicas com formação universitária apenas 37% cursaram uma disciplina específica de informática dentro da graduação.

Outro problema exposto pelo estudo foi o da velocidade de conexão, que apesar dos avanços nos últimos anos o acesso à rede nas escolas públicas e particulares continua sendo limitado, principalmente através do uso que deve ser feito a partir de um mesmo ponto.

Em 2014, 41% das escolas públicas com conexão à internet tinham uma velocidade de 2mb por segundo. Já nas escolas particulares, 21% tinha em 2014 a velocidade limitada até 2mb.

Entre as escolas do governo que possuem computador, 93% tinham acesso à internet e entre as privadas a porcentagem era de 97% em 2014. Ao todo, 82% dos professores usam internet para montar suas aulas e 28% utilizam ferramentas da rede para a comunicação com os alunos.

O relatório é publicado anualmente desde 2010. Nesta edição, foram analisadas 930 escolas entre setembro de 2014 e março de 2015 com 881 coordenadores pedagógicos, 1.770 professores e 9.532 alunos de todo o país. EFE

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