Capriles confirma presença em diálogo da oposição com governo na Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2014 16h24

Caracas, 9 abr (EFE).- O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, garantiu nesta quarta-feira que participará amanhã do diálogo com o governo venezuelano e pediu que os venezuelanos vejam a transmissão em cadeia de rádio e televisão, porque, segundo disse, o palácio presidencial “tremerá” ao escutar “a verdade”.

“Eu vou amanhã defender a verdade (…) amanhã vejam todos a cadeia, porque lhes asseguro que, se essa reunião for em Miraflores (sede do Executivo), quando for nossa vez de falar, Miraflores tremerá, porque diremos a verdade ao governo”, disse Capriles em um ato público.

O governo da Venezuela e a oposição decidiram ontem iniciar um processo de diálogo com uma reunião que será pública e contará com a presença de três chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), entre eles o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.

Capriles declarou que é necessário que “o país abra os olhos” e destacou que a situação da Venezuela “deve mudar”.

“Amanhã é uma oportunidade histórica de pôr a verdade frente à mentira e falar com sinceridade a nosso povo”, comentou.

A Venezuela convidou hoje o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, núncio vaticano na Venezuela de 2009 até agosto do ano passado, a participar como testemunha nas reuniões entre o governo e oposição para buscar uma saída à situação de violência e enfrentamentos que o país vive há semanas.

O presidente, Nicolás Maduro, ressaltou ontem que o diálogo poderia começar amanhã com uma reunião pública na qual ambas partes contarão com uma ampla delegação.

A Venezuela vive desde o último dia 12 de fevereiro uma onda de protestos antigovernamentais que em algumas ocasiões tornaram-se violentos e que já deixaram 39 mortos, centenas de feridos e detidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.