Captação da segunda cota do volume morto deve começar dia 15

  • Por Jovem Pan
  • 12/11/2014 16h05

O diretor superintendente do Departamento de Águas e Esgotos do Estado de São Paulo (DAE), Alceu Segamarchi, afirmou em uma audiência sobre a questão da água que o uso da segunda cota do volume morto irá ocorrer nos próximos dias e explicou como será feito.

“O Cantareira (…) vai entrar na captação do volume morto (segunda cota) nos próximos dias. Nós estamos estimando, se as condições de afluência se mantiverem, a Sabesp deve começar a bombear a reserva técnica dois no dia 15 de novembro”, disse.

“Nós estamos acompanhando a questão das afluências, ou seja, quanto está chovendo, quanto está efetivamente se transformando em evasão, e vamos fazer isso durante o mês de novembro para, a partir do dia 30 de novembro, fixarmos qual será a vazão ou a captação autorizada da Sabesp para os meses seguintes. Vamos fazer isso em todo o verão e ajustando essa captação à afluência de modo que possamos chegar em abril ou no final da estação chuvosa, com a maior capacidade, com a maior reservação possível”.

Segundo o secretário de saneamento e recursos hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Arce, também participou desta audiência a convite dos vereadores. Ele espera uma recuperação dos mananciais em 2015.

“Se houver a média neste período que a gente está atravessando até o dia 30 de abril, a gente preencheria os dois volumes, se é que a gente vai usar totalmente o segundo, e ainda teria uma situação extremamente adequada lá no Cantareira. E não basta o Cantareira, eu tenho que pensar no conjunto de reservatório e eles foram extremamente importantes para que a gente chegasse até aqui. E as primeiras chuvas são simplesmente para molhar o solo. Realmente tem um atraso entre a chuva cair e transformar essa chuva em vazão afluente”, afirmou Arce.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.