Caravana de candidata à presidência é atacada na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 23/02/2014 16h03

Bogotá, 23 fev (EFE).- Uma caravana na qual se deslocava a candidata presidencial pelo partido União Patriótica (UP), Aída Abella Esquivel, foi atacada neste domingo por dois homens de moto no município de Tame, departamento de Arauca, na fronteira da Colômbia com a Venezuela, informaram as autoridades.

Abella viajava ao lado do candidato ao Senado do mesmo partido, Carlos Lozano, e ambos saíram ilesos do atentado, assegurou o comandante de polícia de Arauca, coronel Camilo Ernesto Álvarez Ochoa.

“A doutora Abella ia sobre a via entre Fortul e porto Jordão, (em Arauca) uma moto com dois indivíduos se aproximou e os mandou parar. Como não pararam, atiraram nos carros do comboio, onde estavam os guarda-costas”, relatou a jornalistas o coronel Álvarez Ochoa.

O policial acrescentou que houve trocas de tiros, mas os veículos continuaram até chegar a um posto de controle do exército.

Tanto Abella quanto Lozano chegaram na sexta-feira anterior à cidade de Arauca para se reunir com dirigentes e simpatizantes do Partido União Patriótica dessa região durante o fim de semana.

A candidata presidencial, que voltou ao país em dezembro passado após 17 anos, após o atentado de hoje reivindicou ao presidente Juan Manuel Santos garantias de segurança em sua campanha.

“Diante da agressão em Arauca reivindicamos o direito de viver e de ser opção de poder! Sem garantias não haverá paz!”, disse a candidata a Santos e ao ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, através de sua conta no Twitter.

As autoridades ainda não sabem quem são os responsáveis pelo ataque à candidata, quem ainda está na base militar do município de Puerto Jordán. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.