Cardeal Bertone nega “decididamente” ter desviado fundos

  • Por Agencia EFE
  • 20/05/2014 12h54

Cidade do Vaticano, 20 mai (EFE).- O cardeal Tarcisio Bertone negou “decididamente” nesta terça-feira ter desviado fundos, informou nesta terça-feira o jornal alemão “Bild”.

A acusação apareceu esta manhã no jornal, que afirmou que o secretário de Estado do papa Bento XVI está sendo investigado pela Autoridade de Informação Financeira (AIF) do Vaticano por desviar 15 milhões de euros à produtora italiana “Lux Vide”, vinculada ao produtor Ettore Bernabei, amigo íntimo de Bertone.

“O acordo do Instituto para as Obras de Religião (Banco do Vaticano) com a “Lux Vide” foi discutido e aprovado pela Comissão Cardinalícia de Vigilância e pelo Conselho de Superintendência na reunião de 4 de dezembro de 2013, como mostra sua ata correspondente”, disse Bertone à agência de notícias italiana “Adnkronos”.

No entanto, fontes da investigação citadas pelo jornal alemão situam o caso em dezembro de 2012, e sustentam que se tratou de uma operação de títulos conversíveis em favor da “Lux Vide” pela que pressionou Bertone, perante a oposição do Banco Vaticano.

Após essa operação, no final de 2013, o Banco Vaticano tinha em suas mãos 16% das ações da “Lux Vide”, praticamente sem qualquer valor, e as transferiu a uma fundação.

O jornal questionou a respeito para diretor da AIF, criado em 2010 para vigiar a transparência financeira do Estado Vaticano. René Brülhart não confirmou nem desmentiu as investigações sobre Bertone alegando que não fala de casos concretos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.