Caricaturas publicadas no Facebook gera onda de violência na Índia
Nova Délhi, 4 jun (EFE).- Um homem morreu e outros dois ficaram feridos nesta quarta-feira na cidade de Pune, no oeste da Índia, em distúrbios desencadeados pela publicação de uma caricatura do guerreiro histórico Chatrapati Shivaji e outra do último líder do partido Shiv Sena, Balasaheb Thackeray, no Facebook.
As caricaturas, divulgadas na rede social na última sexta-feira, segundo confirmou à Agência Efe o inspetor da polícia Sanjay Kumar, geraram uma onda de violência na região, na qual, além da vítima registrada e dos feridos, 144 pessoas foram detidas, incluindo o líder do partido nacionalista Hindu Rashtra Sena, Dhananjay Desai, que conta com várias acusações contra si.
Segundo a imprensa local, a vítima confirmada hoje, identificada como Mohsin Shaikh, um muçulmano de 29 anos e trabalhador da área de Tecnologias da Informação (TI), foi alvo de integrantes desse grupo político.
De acordo com testemunhas, o jovem retornava para sua casa na noite de segunda-feira, após realizar o Namaz – a reza muçulmana -, quando várias pessoas que protestavam contra as publicações no Facebook começaram a agredi-lo na região de Hadapsar, nos arredores de Pune.
Em relação aos feridos, trata-se de Yousef Bagwan e Ameen Shaikh, ambos de 25 anos, informou o jornal local “Hindustan Times”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.