Carolina do Norte dá aos republicanos cadeira definitiva no Senado
Charlotte (EUA), 4 nov (EFE).- O republicano Thom Tillis conquistou nesta terça-feira a cadeira que pertencia à democrata Kay Hagan no Senado federal em representação da Carolina do Norte e, com sua vitória, os republicanos recuperaram a maioria dessa Casa.
Com 99% dos votos contabilizados, Tillis venceu a senadora Kay Hagan por uma pequena margem de 49% a 47% na disputa mais concorrida para o Senado federal, que consumiu mais de US$ 113 milhões em publicidade.
Além da Carolina do Norte, os republicanos conquistaram as cadeiras dos democratas no Senado em Montana, Dakota do Sul, Virgínia Ocidental, Arkansas, Colorado e Geórgia.
O republicano superou Hagan por uma margem de aproximadamente 50 mil votos. Foi uma disputa muito acirrada na qual o voto hispânico não teve o efeito esperado.
Tillis, presidente da Câmara dos Representantes da Carolina do Norte, atacou Hagan durante a campanha por seu apoio incondicional ao presidente Barack Obama.
As autoridades eleitorais anunciaram que houve um recorde de eleitores nesta terça-feira, com cerca de 2,7 milhões, e que, desde cedo, era possível ver longas filas nas zonas eleitorais das principais cidades do estado, como Durham, Raleigh, e Charlotte.
Mais de 1,2 milhão dos 6,6 milhões de eleitores do estado votaram antecipadamente, um número 20% maior que nas eleições de meio mandato de 2010. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.