Carreta tomba atingindo ônibus e ambulâncias; ao menos 17 morrem

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2017 12h17 - Atualizado em 29/06/2017 01h03

Caminhão que carregava pedra tombou e atingiu outros veículos na contramão

Reprodução/Twitter Grave acidente entre carreta

Um grave acidente envolvendo quatro veículos de médio e grande porte deixou ao menos 17 mortos na altura do km 343 da BR-101, em Guarapari, na Grande Vitória, Espírito Santo.

Uma carreta que transportava uma grande rocha de granito tombou no início da manhã desta quinta-feira (22) e invadiu a pista contrária da via. Foram atingidos um ônibus interestadual que fazia a rota São Paulo-Vitória e duas ambulâncias. Algumas vítimas foram arremessadas para fora dos veículos e outras, carbonizadas.

“A perícia inicial indica que o veículo teve um dos seus pneus estourados, fez com que o condutor perdesse o controle, tombasse na via, invadindo a contramão, então colodindo frontalmente com um ônibus mais duas ambulâncias que se deslocavam no sentido contrário”, relata o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Willys Lira, à Jovem Pan. Ouça aqui.

Um forte incêndio seguiu-se ao acidente e uma espessa camada de fumaça preta subiu. Os bombeiros já apagaram o incêndio e as ferragens do ônibus, que concentra a maioria das vítimas, são verificadas. A quantidade de vítimas pode aumentar, uma vez que “o ônibus pegou fogo e pessoas dormiam no veículo”, explica Lira.

A carreta tombada e a pedra de granito seguem sobre a pista e só serão retiradas após a conclusão dos trabalhos de resgate. A BR-101 seguia interditada nos dois sentidos até 11h50.

As causas do acidente estão sendo investigadas. “Acreditamos que foi um defeito mecânico associado, talvez, a uma velocidade incompatível”, diz o inspetor da PRF. Ele aponta ainda que o acidente se deu em uma curva e há poucos pontos de ultrapassagem no trecho, mas não foi uma tentativa ultrapassagem que causou a tragédia. Choveu pouco antes do momento do tombamento e colisões.

A carreta seguia para o município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O motorista do caminhão é uma das vítimas fatais. O ônibus fazia a viagem interestadual pela viação Águia Branca. Uma ambulância pertencia à Prefeitura de Jerônimo Monteiro (ES).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.