Carro-bomba explode em Istambul, mata ao menos 11 pessoas e fere mais de 30

  • Por Estadão Conteúdo
  • 07/06/2016 11h28
SDT43 ESTAMBUL (TURQUÍA) 07/06/2016.- Policías inspeccionan el lugar donde se ha producido un atentado en Estambul (Turquía) hoy, 7 de junio de 2016. Al menos 11 personas han muerto y 36 han resultado heridas al estallar hoy un coche bomba al paso de un autobús policial en el centro histórico de Estambul, informó hoy el gobernador de la ciudad, Vasif Sahin. El atentado se produjo a las 08.40 horas cuando el vehículo con los agentes circulaba cerca de una parada pública de autobuses en el barrio de Beyazit Vezneciler, próximo a una universidad y a lugares turísticos en la parte europea de la metrópoli. EFE/Sedat Suna EFE Istambul atentado

Um carro-bomba visando um veículo da polícia explodiu no centro de Istambul, na Turquia, nesta terça-feira (7), e matou ao menos 11 pessoas, deixando outras dezenas feridas, incluindo civis, disseram autoridades, no mais recente de uma série de ataques que têm atingido o país.

A explosão ocorreu durante a hora do rush da manhã, algo em torno de 8h40 (no horário local), no distrito de Vezneciler da cidade, não muito longe da Universidade de Istambul e de pontos históricos do centro.

O governador de Istambul, Vasip Sahin, disse que uma bomba em um carro foi detonada, enquanto passavam carros da polícia. A explosão matou sete policiais e quatro civis e, ao menos, 36 pessoas ficaram feridas, relata. Não houve reivindicação imediata da responsabilidade do ataque e Sahin não quis comentar sobre quem ele crê ser o autor em potencial por trás da explosão.

O impacto da explosão deixou um veículo policial virado de lado e parte do carro carbonizado. Várias lojas tiveram seus vidros quebrados.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, visitou os feridos em um hospital de Istambul e prometeu uma investigação completa sobre o caso.

“Vamos continuar a nossa luta contra os terroristas”, disse o estadista a repórteres.

A Turquia tem lutado com a segurança desde o verão, quando Ancara lançou uma guerra de duas frentes contra o partido separatista dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK, e o Estado Islâmico, em resposta a uma série de ataques mortais. Os turcos e os seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) consideram ambos os grupos como organizações terroristas.

Na sequência da explosão, o Ministério do Exterior emitiu um alerta de viagem. “Exortamos àqueles que viajam a Istambul para tomar extremo cuidado”, disse, em seu site, o ministério. “Não há razão para esperar novas tensões políticas, bem como disputas violentas e ataques terroristas”, acrescentou.

A pasta também aconselhou extremo cuidado sobre viagens para Ancara e outras grandes cidades e se pôes contra todas as viagens às regiões que fazem fronteira com o Iraque e Síria.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.