Carro-bomba explode perto de comício do presidente da Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 02/02/2015 15h28

Lagos, 2 fev (EFE).- Um carro-bomba explodiu nesta segunda-feira no estacionamento de um estádio de Gombe, no nordeste da Nigéria, pouco depois de o presidente Goodluck Jonathan deixar o local após participar de um comício para as eleições presidenciais do próximo dia 14 de fevereiro, informaram várias testemunhas à Agência Efe.

A explosão, que, segundo essas fontes, provocou pelo menos duas mortes, aconteceu por volta das 15h (hora local, 12h de Brasília) a cem metros do veículo no qual o líder nigeriano deixava o estádio.

“A explosão aconteceu menos de cinco minutos depois que o veículo do presidente deixou o estádio Patami”, relatou à Efe Abubakar Ahmed, um morador da cidade de Gombe, capital do estado homônimo, que se encontrava a poucos metros do lugar da explosão.

Segundo assegurou, pelo menos duas pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas na explosão.

Embora alguns moradores tenham dito que a explosão foi causada por um terrorista suicida, uma fonte de segurança que pediu para não ser identificada assegurou à Efe que se tratou de um carro-bomba, que ficou completamente envolto em chamas após a explosão.

Após este incidente, o presidente nigeriano cancelou outro comício previsto para hoje no estado de Yobe, alvo de vários atentados nos últimos meses.

Este ataque aconteceu um dia depois de o grupo terrorista Boko Haram lançar uma ofensiva de grande escala sobre Maiduguri, a capital do estado de Borno, em uma tentativa de capturar uma cidade estratégica para suas aspirações de controlar o nordeste da Nigéria.

Embora ninguém tenha reivindicado esse atentado, todas as suspeitas apontam para o Boko Haram, cuja campanha de terror para estabelecer um califado islâmico na Nigéria custou milhares de vidas, a maioria delas no último ano e meio.

Perante a realização no próximo dia 14 de fevereiro de eleições presidenciais na Nigéria, os jihadistas intensificaram sua campanha de terror contra vários estados do nordeste do país, entre eles Gombe. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.